Programa Transporte Consciente


Zero Acidentes

O Programa de Prevenção de Acidentes de Trânsito do SINDICAMP teve início a partir de um desafio lançado por um palestrante, durante uma palestra do Programa Inovação Empresarial, já conhecido pelos bem-sucedidos casos de intervenção dos fornecedores em empresas voluntárias, para melhorar o desempenho de seus serviços e produtos. O desafio foi: lançar uma campanha de conscientização das empresas sobre segurança no trânsito.

O SINDICAMP, através do sr. Carlos Panzan, presidente da entidade, não se esquivou do desafio, e visualizou uma oportunidade de lançar uma campanha segurança no trânsito na região de Campinas, como modelo a ser estendido a todo setor de transporte de cargas. Foi então organizada uma Comissão de Prevenção de Acidentes para elaborar um projeto de prevenção de acidentes de trânsito, que beneficiasse empresas, fornecedores e a sociedade como um todo.

A Comissão, composta por gerentes e técnicos de segurança de empresas associadas, colaboradores da EMDEC e do SEST/SENAT, é coordenada pela COMJOVEM, com o auxílio da Diretoria e do setor de Recursos Humanos do SINDICAMP, e vem se dedicando ao projeto desde 2012.

O Programa de Prevenção de Acidentes do SINDICAMP será permanente, visando orientar as empresas afiliadas e implantar ações educativas para a população.

Objetivos do Programa

O PROGRAMA TEM COMO SEUS PRINCIPAIS OBJETIVOS:

Implantar a cultura de acidente zero nas empresas afiliadas ao SINDICAMP, com consequente redução do número de ocorrências e fatalidades.
Traçar um panorama atualizado dos principais problemas referentes à segurança no trânsito, a partir de um levantamento estatístico realizado em empresas voluntárias.

Conscientizar empresas, funcionários e sociedade civil sobre a importância da colaboração de TODOS para um trânsito mais humano e seguro.

Implantar ações educativas nas escolas de ensino fundamental e de 2º grau, com o apoio da EMDEC.

Implantar uma comissão permanente no SINDICAMP para orientação de empresas associadas que desejem participar do programa.

Benefícios do Programa

O MAIOR BENEFÍCIO…

… não se traduz em valores, mas em VIDAS.

Os prejuízos financeiros podem ser contornados de alguma forma, o que não ocorre em relação à nossa saúde ou à nossa vida.

A redução da mortalidade e da morbidade relacionadas a acidentes de trânsito beneficia a todos, e mostra o comprometimento dos envolvidos em diminuir o máximo possível os dramáticos números de mortes e casos de invalidez observados nas estatísticas.

O Meio Ambiente Também Agradece

Como um dos fatores determinantes da segurança no trânsito, a adequada manutenção dos veículos, sejam eles de carga ou não, não apenas protege a vida dos motoristas, mas também protege o meio ambiente, com a redução da emissão de gases poluentes.

O Governo e os Cidadãos saem ganhando

Como sabemos, milhões são gastos anualmente em cirurgias reparadoras e tratamentos de vítimas de acidentes de trânsito. A redução de acidentes poderia reduzir parte desses gastos, e poderia haver maiores investimentos em ações preventivas. Cabe a todos nós exigir que nossos governantes também façam a sua parte!

Benefícios financeiros

E por fim, mas não menos importante, devemos falar sobre o retorno financeiro que o investimento em segurança pode trazer a todos!

Concessionárias que administram as rodovias, Polícias Rodoviárias, seguradoras, gerenciadoras de risco, transportadoras. Todas sofrem com prejuízos financeiros quando da ocorrência de um sinistro, e uma vez que o número de acidentes caia, abre-se a oportunidade de bons negócios entre as transportadoras participantes do programa e seus fornecedores.


Etapas do Projeto


1ª ETAPA – Projeto piloto

20 empresas afiliadas ao SINDICAMP foram voluntárias no projeto-piloto. Elaborado para obtenção de um levantamento estatístico, um questionário foi aplicado às empresas voluntárias. Os dados, confidenciais, foram utilizados pela Comissão de Segurança do SINDICAMP para obter um panorama geral dos procedimentos adotados por essas empresas para prevenir acidentes e para estudar as causas de sinistros.

2ª ETAPA – Abranger empresas afiliadas

Na segunda etapa do programa, o questionário aplicado nas empresas do projeto-piloto será revisto e aprimorado, e serão implantados indicadores de eficiência na prevenção de acidentes, como número de acidentes/milhão de km rodado e número de infrações de trânsito.

Apresentação do programa a todas as empresas afiliadas ao SINDICAMP.

Desenvolvimento de material educativo a ser distribuído para as empresas participantes.

3ª ETAPA – Envolver toda sociedade

Serão desenvolvidas ações educativas junto ao público infantil e adolescente, com o auxílio da SEST/SENAT e EMDEC, com o intuito de conscientizar os futuros cidadãos e motoristas sobre a importância do respeito entre os condutores de todos os tipos de veículos.

Serão desenvolvidos materiais destinados ao público adulto, com especial atenção para as diferenças na convivência e na condução de veículos de grande porte.


2146549187.34